sexta-feira, 15 de junho de 2012

INTERESSANTE 1

A PESQUISA




Mulheres do Aluá é uma investigação cênica que colocara em foco a relação de gênero e o universo feminino. São Mulheres que ousaram sonhar e falar. A pesquisa é baseada nas histórias de mulheres que enfrentaram e desafiaram os poderes constituídos para garantir as suas posições diante do mundo.

O processo foi instaurado no dia 01 de maio de 2012, com a definição do desenho do espetáculo. A partir daí as alunas do Curso de Teatro do Tapiri iniciaram uma pesquisa de mulheres que foram processadas, no período de 1910 a 1960, por crimes banais. Os processos foram disponibilizados pelo Centro Histórico do Tribunal de Justiça de Rondônia. A pesquisadora Nilza Menezes que estuda o gênero, a cultura e a religiosidades de mulheres é a grande colaboradora da pesquisa.

Outra frente do trabalho busca entrevistar mulheres que venceram os preconceitos e a opressão e seguiram realizando seus sonhos, exemplo de Rita Queiroz, beiradeira, nascida nos barrancos do Rio Madeira, no Seringal de Santa Catarina, descendo 6 horas o rio Madeira, é artistas plástica, ativista cultural e organizadora o Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira.

Quem são essas mulheres, que cantam, bebe aluá e contam suas histórias?