quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Diário de bordo – CAMAQUÃ RS de 10 a 11 de outubro de 2018





Chicão Santos
Partimos as 10 horas, deste dia 10/10, uma sequência de 10, para Camaquã – RS, uma viagem super tranquilo pelas BR do interior do Rio Grande do Sul. Muitos campos e plantações de arroz. Atravessamos pontes/rios até chegar na ultima estação/cidade deste Palco Giratório 2018, que para mim é simbólico e cheio que significados. Uma dádiva e um presente nas comemorações dos meios 40 anos em cena. Em 2010/2018 um bi/Palco Giratório, isso é muito importante na vida de um ser/artista que resiste e que não abandona a luta por um teatro insurgente e contemporâneo. Camaquã nos recebe com um prédio arquitetônico/cênico da melhor qualidade. Equipamentos modernos, arquitetura moderna/novo... Um teatro lindo, que nos engrandece e que nos coloca na plenitude do ofício das cênicas. Estou/estamos felizes pela oportunidade. Gratidão eterna ao Sistema Fecomercio/SESC e ao Departamento Nacional do Sesc – DN. Nosso SESC/RO que tem uma relação linda demais com o teatro/arte/cultura. Aos Sescs da Amazônia Legal, que organizam o projeto SESC Amazônia das Artes, que permitem nossa Amazônia esteja sempre em movimento. Obrigado a todos os curadores do Palco Giratório e em nome de nossa querida Andressa Batista deixo aqui um cumprimento especial e um beijo no coração de todos. Peço energias dos nossos encantados, seres da floresta, da água e terras para iluminar a todos que sempre tenham força para enfrentar os desafios impostos pelos tempos sombrios em que vivemos. Somos imaginários neste palco que gira, somos seres/artistas nesses caminhos sinuosos de Brasil maravilhoso e cheio de gente linda e que acredita num futuro para as novas gerações. Bom assim neste tom de despedida narro essa última apresentação de Palco Giratório de 2018, com lágrimas e com o coração apertado, pois tenho certeza que dei o meu melhor para que nossa passagem pudesse fazer a diferença e contaminar as pessoas com as humanidades que carrego no meio coração, na minha alma e na minha energia. Somos ideias, somos energias, somos encantamento. Começamos a montagem da luz/cenário as 15 horas, com o acompanhamento do nosso produtor/Sesc, Marcus Vinicius, que é um ser/especial, tipo faz tudo e logo já estava tudo montado e pronto para a sessão especial deste noite. Agora as atrizes estão fazendo aquecimento e já estamos todos prontos para a apresentação. O publico foi formado por alunos de diversas escolas... Na maioria de mulheres/alunas, lotando parcialmente a belíssima casa de espetáculo. No debate perguntas e inquietações. Fiz um reforço da importância do Palco Giratório para as artes cênicas, em especial para o teatro brasileiro, dos temas que a curadoria estabelece para as escolhas dos espetáculos. A plateia toda ali, perguntando e satisfeita com o acontecimento cênico. A desmontagem foi rápida e logo estamos no hotel. No dia 11/11, seguimos para Porto Alegre/Aeroporto e para Porto Velho. Finalizamos o nosso Palco Giratório 2018.

Via WhatsApp:

"Chicão.... Foi um prazer receber todos vocês, principalmente vcs que trabalham na técnica e são muito profissionais, objetivos e que colocam a mão na massa! Espero que tenham um bom retorno e que um dia possam estar conosco novamente!"
                                   Marcus Vinicius, SESC/Camaquã.
 Agrael de Jesus

Manhã do dia 10, ainda em Pelotas, temperatura gostosa, fechar as malas e partir para Camaquã, viagem tranquila como sempre, uma paradinha na Casa das Pimentas, muitas delícias: doces, geleias, pimentas, mudas de morangos.....e eu sem espaço na bagagem. Chegando em Camaquã, direto pro almoço que por sinal, mais uma vez o nosso Anjo da estrada, o seu Carlos, acertou de cheio. Comida deliciosa, saladas variadas. Hotel, repouso, ida pro teatro. Espaço lindo, maravilhoso, super bem cuidado, acústica perfeita. O espetáculo foi bom. Intenso por assim dizer, e como foi intenso. Pontadas de dores abdominais, mas tive que manter o controle, se bem que em alguns segundos era tão intensas que me desconcentrava. O espetáculo fluiu. Casa cheia literalmente. Bate papo engrandecedor. Dessa vez com  a presenca da nossa equipe Técnica: Senhor Leite e do nosso Diretor, produtor Senhor Santos. Última aprentação do Circuito e do Palco Giratório. Gratidão a Deus e a todos da equipe: Chicão, Edmar, Amanara, Zaine e Flávia. Vocês não tem noção do quanto aprendi com todos você. A vida é assim: aprendizagem sempre e constante. Obrigada por tudo. Enquanto vida tiver jamais esquecerei essa minha festa de 60 anos, que ainda não terminou. E vamos nós.

Edmar Leite

•Dia 1 - Manhã fria, partindo para Camaquã, na estrada tranquila passando por aquelas paisagens de filme, pedágios, enfim... Hoje é correria, viagem, montagem e apresentação mais tarde. Chegada na cidade, muitos paralelepípedos. Chegada tranquila nessa cidade charmosa, Almoço, um breve intervalo e partiu montagem. Que beleza de lugar, um teatro tão bonito, organizado e bem equipado. Lugar maravilhoso pra fechar esse palco com chave de ouro. Montagem rápida e tranquila, graças aos esforços dos técnicos Marco e Marcos (dupla sertaneja quase). Refletores e mesa de altíssima qualidade. Apresentação boa, ritmada e forte.. Público bom e enérgico. Casa cheia. Bate papo interessante e realizado com todo público presente. Desmontagem e embalamentos tranquilos. Seu Carlos sempre dando uma força nessas horas. É chegado o fim da circulação pelo Palco Giratório 2018, feliz de ter feito parte dessa grande empreitada, ainda mais nesses tempos sombrios, projeto que é hoje o único de nível nacional e que nos permite levar nosso trabalho para os diversos cantos desse país continental.. Foram muitas cidades, sonoridades, sabores (doces ou amargos), pessoas novas, trocas, contatos, possibilidades, novidades, aprendizados, espaços diversos e adversos, equipamentos e procedimentos que eu não conhecia. Sou grato e feliz por ter conseguido aproveitar da melhor forma possível toda essa experiência. Voltar pra casa melhor do que quando saí! Gratidão por ser parte do grupo O Imaginário - RO (pela paciência e parceria), pelo Sesc por realizar esse grande projeto que é o Palco Giratório, pelo apoio que sempre tive da minha família (especialmente da minha mãe) e dos amigos. E que venham os próximos projetos. Até breve!!!

Zaine Diniz

Eis que chegamos a última cidade do circuito, do Projeto Palco Giratório e um misto de emoções, sensações e vibrações em mim que chega a me assustar. Feliz demais por fazer mais um palco giratório (circulei o primeiro em 2010 e sobrevivi à distância, ao tempo longe de  casa, aos egos inflamados que só servem para estragar o coletivo... e a maioria do elenco daquele palco está lá hoje em Pvh, somente com seus egos, e com títulos de ex PG ex...) me lembra ex bbb. Me sinto privilegiada e vitoriosa por circular e fazer meu trabalho com dignidade  profissionalismo e maturidade para não deixar me influenciar por energias negativas e destrutivas que encontramos no decorrer desse circuito. 25 anos de trabalho na arte me deu essa serenidade e sabedoria para poder lidar com todas essas especificidades do percurso. Apresentação “derradeira” foi no teatro do sesc local, e pense em um teatro moderno, lindo, limpo, agradável, acústica perfeita, acessibilidade e generosidade dos técnicos, em cada detalhe. Me senti forte e plena, e a cena aconteceu também forte, plateia cheia de estudantes, jovens inquietos no início e depois silêncio absurdo. No bate papo, a maioria ficou e desta vez nosso diretor Chicão Santos falou com a propriedade de quem fez a obra acontecer, sem rodeios, direto, objetivo e preciso na sua fala sem adelongas por vezes desnecessárias. Assim deveria ser em todos os bate papos. Enfim, foi necessário passar por todas essas provas para que possamos nos fortalecer como coletivo de teatro, que quer melhoras para a cena e para o cenário cultural do país. E agora, partir POA/GRH/PVH  tomar muuuuuiito açaí e dentro de 15 dias partir para outra jornada, desta vez na nossa kombi “la Poderosa”. Obrigada meninas e meninos do O Imaginário pela convivência e quero dizer que essa nossa troca foi muito valiosa! Só conhecemos um pouquinho do outro quando estamos juntos, comendo da mesma comida  e no nosso caso, dividindo o mesmo palco. Obrigado ao DN Sesc Nacional, obrigada Andressa Sesc RO pela confiança e empenho na defesa do nosso trabalho. Vida longa ao Palco Giratório!! EVOÉ!

Amanara Brandão

E chegamos ao fim desse projeto intenso e imenso que é o Palco Giratório! Gostinho de missão cumprida vem tomando conta... É bonito chegar aqui e perceber a transformação pela qual passamos no decorrer desse ano girando pelos palcos, salas e quadras do Brasil; transformação pessoal e coletiva, que se reflete no trabalho. O Teatro do Sesc Camaquã foi um presente pra encerrar com chave de ouro, local e equipe incríveis, tudo "cheirando" a cuidado e boa vontade. A turma de jovens que foram nos assistir também foi um presente, aproveitando que estão receptivos para novas visões de mundo. Teatro quase lotado, vozes rebeldes e revolucionárias ecoando... Me sinto mais forte como alma, ser humano, mulher, artista; cada lugar e pessoa com a qual encontramos nesse trajeto é especial e essencial. Grata ao grupo O Imaginário e ao Sesc Cultura. Já que, como indivíduos, somos universos com infinito potencial, isso muda o mundo mesmo! Vida longa ao Palco Giratório! Nesse ano de incertezas, posso dizer que fiz a melhor coisa que poderia estar fazendo; sendo resistência através da poética, em cena.

Flávia Diniz

Mais um ciclo que se conclui. Mais um projeto concluído com sucesso. O sentimento é de gratidão, e a saudade que fica da correria, conversas, apresentações, de tudo! Vou sentir saudade até do frio do RS. Foi importante esse projeto para todxs nós, crescemos muito. Chegamos em Camaquã ontem e já fomos nos preparar para a apresentação. Que delicia de correria. Teatro do Sesc é tudo tão organizado, as pessoas que trabalham no local, generosas. Apresentação foi muito boa! Muitas pessoas ficaram para o bate-papo. Tudo maravilhoso! Gratidão pelas minhas companheiras de trabalho, Amanara, Agrael e Zaine. Foi muito divertido dividir o palco com vocês. Aprendi muito! Continuo aprendendo. Jamais se esquecer do Chicão Santos que é um grande produtor, muito agradecida por todas as conversas. Ed, nosso grande iluminador, que sempre dava as dicas para eu estar dentro da luz (risos). Enfim, termino esse projeto com uma imensa gratidão. E vamos botar a gira para girar. Que venham mais projetos! VIDA LONGA AO PALCO GIRATÓRIO! E MUITA RESISTÊNCIA!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário