segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Diário de bordo – Montenegro RS 30 de setembro de 2018

Chicão Santos

Uma viagem tranquila na VAN/Carlos até Montenegro neste dia histórico 29/09 e no dia seguinte 30/09, já estávamos na montagem na Estação da Cultura, uma antiga Estação Ferroviária (em processo de revitalização), lembrando um pouco a nossa história, o surgimento de Porto Velho, a nossa investigação cênica ganha força, com o fantasma da ferrovia que esta em todos os lugares, na mente da gente e que não sai do lugar. Tive o prazer de conhecer o Cassio (atrista/empresário da luz/som) um artista/ator/diretor de teatro. Um gaúcho atento e de um profissionalismo invejável, também conheci os dois técnicos que o acompanha. Mais tarde no pós almoço tive o mesmo prazer de conhecer pessoalmente o nosso produtor local Mateus, que já havíamos conversado muito via whatsApp, tudo acertado e afinado, no espaço cultural que leva o nome da empresa que o reformou a Braskem. O público foi chegando e logo na sala de espera/hall fizemos uma fala discorrendo sobre a grandiosidade do Palco Giratório e do privilégio de nossa participação e de estar na cidade de Montenegro. Em seguida acessamos a sala da cena/espetáculo e o espetáculo aconteceu... a harmonia voltou, talvez seja pela nossa percepção de que nossa missão esta chegando ao fim e o nosso retorno está breve. Ai lembrou-me de frases apuradas durante essa caminhada e que fico por vezes analisando e refletindo. Muita vezes só o tempo apara as arestas e cura as feridas. Em outros casos nem o tempo apagam. Gostei imensamente da cidade, pela tranquilidade, pelas pessoas, pela arquitetura e pelo clima. Até breve Montenegro.

Edmar Leite

•Dia 1 - Indo de manhã para a montagem. A temperatura cai um pouco. Espaço Cultural Braskem, lugar incrustado de memória viva... Antigas instalações ferroviárias.. Dialogo direto com a nossa história.  Sala interessante pra teatro, sua própria estrutura de ferro auxilia na montagem da luz. Camarim underground, literalmente. Equipe boa e super organizada da Marca Produções Culturais! Na figura de Cássio e seus camaradas. Algumas mudanças energéticas de emergência, equilíbrio. Espetáculo daquele jeito de 360, vozes ecoando no espaço, emocionante, energia forte, memória pulsante, intimismo. Bate papo bom demais. Desmontagem tranquila. Uma volta aos arredores. Despedida da cidade, lugar aconchegante, organizado e limpo. Partiu descanso e pronto pra próxima cidade.

Agrael de Jesus

Montenegro. Viagem tranquila de Novo Hamburgo até Montenegro. Hospedagem top, instalações aconchegante, descanso e relax total. A tardinha conhecer o espaço da apresentação. Me senti literalmente no século passado, local lindo, aconchegante, acústica perfeita. Espetáculo gostoso. Bate papo esclarecer, questionamentos pulsantes. Tudo lindo. Após espetáculo um breve rolê na cidade, de volta ao hotel, descanso, amanhã novo destino nos aguarda: Lageado lá vamos nós.

Zaine Diniz

Em menos de 100 km de distância, chegamos e o clima mudou, um ventinho maravilhoso nos recebe e nos acolhe para uma noite de descanso merecido. Dia seguinte começa a preparação do espaço pelos “meninos” Chico e Edmar. Apresentação mais cedo que de costume e o local realmente é uma viagem, um espaço típico dessas terras gaúchas. O camarim de parede de pedras, tudo muito rústico e Belo. A janela nos mostra uma paisagem significativa, simples, bonita e cheia de energia.Piás jogam bola no gramado verde, e veem conversar com a gente pela janela. Quanta simplicidade e sinceridade nas falas dessas crianças!  Nosso camarim teve uma atenção especial no cardápio com bolinhos de biomassa de banana verde, aveias, sementes de abóbora, me encheu os olhos e a barriga tbm (depois do espetáculo é claro) muito grata a essa produção, pelos detalhes, pela recepção e pela competência e generosidade. Apresentar no espaço Braskem foi encantador! Acústica perfeita, formato específico para o local, potência em energia, detalhes técnicos que precisam melhorar e que foram apontados depois pelo diretor. Enfim, é sempre um novo aprendizado, cada espaço, cada público e cada apresentação. Sempre podemos fazer melhor! Bate papo muito bom onde a temática de gênero e violência contra as mulheres, todas em uma mesma situação, em grades e com tornozeleiras com correntes, é sempre muito forte, muito tocante em uma discussão. Gratidão a esse público tão sensível e conectado com o nosso trabalho. E o Palco continua a girar!!!

Amanara Brandão

Chegando em Montenegro sábado, na hora do almoço... coisa boa ter a tarde e noite para descansar e se organizar.
Domingo, dia de apresentação, amanheceu com o céu meio fechado, ar fresco. Curti a cidade da janela do quarto, de onde se via ruas, construções e uma montanha coberta pelo verde, com antenas lá no topo... Falando em verde, o que me encanta muito nesse Sul é a vegetação!.. me sinto preenchida de boas sensações quando observo. Na Estação Cultural, onde nos apresentamos às 18:30 desse domingo, tinha uma área externa (verde!!!) onde crianças brincavam, famílias passeavam, jovens se reuniam... lugar de passeios, ao lado do CTG da cidade, de estrutura histórica e sendo ressignificado pela ocupação que as pessoas têm feito. E lá estávamos nós, naquela sala linda aconchegante (de madeiras pintadas de verde claro com detalhes amarelo claro, pelos vitrais pude ver o céu corando no pôr do sol, em meio às copas das árvores, momento mágico que precedeu a apresentação), rodeadas por um público atento super receptivo ao tema abordado. A conversa pós apresentação foi rica, com grande retorno por parte do público... essencial.

Flavia Diniz

Depois de um dia produtivo de trabalho, chegamos à Montenegro. Sensação de mais uma missão concluída. Músculos tensos. Desacelerar. Hibernar.
Dia de de apresentação. Clima agradável. Uma vista maravilhosa do quarto: uma montanha. Concentração. Partir para o teatro. Configuração do espetáculo bem intimista.
Antes da apresentação, uma volta no espaço Estação da Cultura. Muito verde. Lugar arborizado. Ainda deu tempo de fazer amizade com alguns guris que estavam jogando bola. Voltei a ser criança. Joguei bola com aquelas crianças que estavam curiosas e queriam saber o que iríamos apresentar. Adorei minha nova amizade!
Após a apresentação, o bate-papo muito rico! 20 minutos para o bate-papo é muito pouco para o tema. E geralmente ultrapassa os 20 minutos. Enfim, muito grata por tudo o que vem acontecendo. Aprendendo muito nessa circulação. Partindo para o hotel. As ruas de Montenegro tranquilas. Molhando a palavra e observando ao redor. Fechando a noite em grande estilo: conversas filosóficas com a companheira de quarto, Amanara.
Amanheceu, outubro chegando muito bem, com trovões, ventos e muita chuva. Partindo para Lajeado.